Avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem diversas regiões do Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para diferentes regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13). Ambos os avisos são válidos até o meio-dia e apontam a possibilidade de chuva, vento intenso e queda de granizo.
Um dos alertas é laranja, indicando perigo de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, vento de até 100 km/h e queda de granizo no Noroeste, no Nordeste, na Serra e no Litoral Norte. Caxias do Sul, Bom Jesus, Torres, Palmeira das Missões, Horizontina, Passo Fundo e Erechim estão entre os municípios gaúchos afetados. O aviso se estende para Santa Catarina e parte do Paraná.
O segundo alerta abrange as regiões Metropolitana, Central, Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste — nessa área, estão municípios como Porto Alegre, Santa Maria, Ijuí, São Borja, Pelotas e Rio Grande. O aviso amarelosinaliza perigo potencial de até 50 milímetros de chuva, rajas de vento de até 60 km/h e queda de granizo.
De acordo com o Inmet, nessas regiões há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligar os dispositivos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros (número 193).