Na Capital o imunizante está disponível em 115 unidades de saúde para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul e os municípios realizam neste sábado (6), o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Segundo a SES, mais de 5 milhões de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis para a vacinação. Dessas, por volta de um milhão já foram vacinadas até o momento.
Em Porto Alegre, a ação acontece em 115 unidades de saúde, das 9h às 17h. Os endereços podem ser acessados no site da prefeitura. Além disso, haverá passe livre nos ônibus para facilitar o deslocamento da população.
A definição sobre a abertura dos postos, número de unidades participantes e horários estão sob responsabilidade da cada município.
A campanha segue até o dia 31 de maio. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas junto de outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações ou de medicamentos. A campanha de imunização teve início em todo o país no dia 10 de abril.