RS deverá enfrentar temperatura baixa ao longo de toda semana - Agora Já -

RS deverá enfrentar temperatura baixa ao longo de toda semana



Somada ao frio, chuva deve retornar ao Estado na quinta-feira (16)

Foto: Frio deve afetar todas as regiões gaúchas nos próximos dias. Bruno Todeschini / Agencia RBS
14 de maio de 2024

Ainda sem chuva em todo o Estado, a temperatura continua baixa em todo o Rio Grande do Sul. O frio ganha mais intensidade na noite desta terça (14) e madrugada de quarta-feira (15). Após a trégua de dois dias, chuva deve retornar na quinta-feira (16) em todas as regiões.

Na manhã desta terça-feira, Porto Alegre quebrou o recorde de frio do ano, registrando mínima de 10ºC. Dezenas de municípios gaúchos amanheceram com os termômetros marcando valores menores que 10ºC, sinalizando um dia bastante gelado para todo o Rio Grande do Sul. Ainda, a mínima pode ser invertida na região de Bom Jesus, Passo Fundo e São Luiz Gonzaga. Ou seja, a menor temperatura do dia poderá ser registrada à noite.

— Na quarta-feira, com a alta pressão ainda atuando, a massa de ar frio segue derrubando a temperatura. Há chance de geada no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e Serra. Não tem previsão de chuva, então o dia deve ser de tempo firme e sol. No litoral norte do Estado, pode ventar com rajadas de 40km/h a 50km/h — afirma Stefanie Tozzo, porta-voz da Climatempo.

A Serra, Campanha, Região Sul e Fronteira Oeste devem registrar as menores mínimas na quarta-feira. A menor temperatura do dia pode ser registrada em Bom Jesus, na Serra, onde a previsão é de 1ºC, e Bagé, na Campanha, onde a previsão é de 2ºC. Nas demais regiões do Estado, as mínimas devem ficar entre 5ºC e 9ºC. Porto Alegre pode quebrar o recorde de frio novamente, registrando 8ºC. O alerta de declínio de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até as 9h de quarta-feira.

Para a tristeza dos gaúchos, a chuva volta na quinta-feira. A condição deverá ser mais concentrada em toda a metade norte do Estado. A média é de 10 milímetros a 50 milímetros de chuva durante o dia nessas regiões. Em Porto Alegre, por exemplo, pode chover 40mm. A Metade Sul, por outro lado, terá condição de chuva mais fraca. Com o aumento das nuvens e da umidade, a temperatura deve continuar baixa em todo o Rio Grande do Sul.

Já na sexta-feira (17), o frio continua em todo o Estado. O tempo estará mais aberto na Região Sul, Campanha e na Fronteira Oeste, permitindo a entrada de ar frio e fazendo com que esses locais fiquem ainda mais gelados. A temperatura também ficará baixa na Serra e na Região dos Vales. A mínima do dia deve ser registrada em Bagé: 5ºC.

— Na sexta-feira, teremos o deslocamento de outra frente fria e isso vai provocar novamente bastante umidade para o Litoral Norte, Região dos Vales e Norte. A condição de chuva continua ainda a qualquer momento do dia. A média é de 20mm a 70mm na Metade Norte — pontua Stefanie.

O sistema começa a se afastar no sábado (18), mas resquícios de umidade ainda podem provocar garoa na metade norte do Estado. Há muita variação de nuvem e temperatura baixa em várias regiões gaúchas.

Fonte : GZH 
Foto : Bruno Todeschini / Agencia RBS

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados