O tempo deve ficar firme, mas bastante nublado, apenas extremo sul do Estado
A sexta-feira (5) será marcada pela presença da chuva em praticamente todo o território gaúcho. Na Serra, no Noroeste e no Norte, existe o risco de temporal, com raios e trovoadas, ao longo do dia. Nestas áreas, o vento pode ser de até 80 km/h. Na Região Metropolitana e Central, o risco também existe, mas neste caso as rajadas de vento podem variar de 50 km/h a 70 km/h.
Segundo a Climatempo, apenas no extremo sul do RS o tempo deve ficar firme, ainda assim, bastante nublado. Além disso, na Fronteira Oeste a precipitação deve ser menos intensa do que nas demais regiões do Estado. A amplitude térmica continua reduzida. A mínima, 11°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima deve ser marcada pelos termômetros de Vicente Dutra, no Norte: 28°C. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 18°C e 22°C.
A perspectiva é que o tempo siga instável durante o fim de semana. No sábado (6), o sol aparece entre muitas nuvens durante a manhã e, a partir da segunda metade do dia, pode chover a qualquer momento. A mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra: 12°C. Já a máxima, 29°C, está prevista para Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte. Na Capital, a variação térmica fica entre 18°C e 24°C.
Esse cenário também deve se repetir no domingo (7): durante a manhã o tempo deve ser nublado. A partir da tarde, começa a chover em diversas áreas do território gaúcho.