Grana da rodada de pagamentos será depositada diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda
Cerca de 291 mil contribuintes recebem nesta sexta-feira (28) a grana liberada pelo lote residual de restituição do Imposto de Renda, referente a declarações presas na malha fina nos últimos cinco anos. De acordo com a Receita Federal, o montante pago soma R$ 344 milhões.
O valor destinado aos contribuintes que resolveram as pendências com o Fisco será depositado diretamente na conta bancária informada no fim da declaração, com um acréscimo da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento. Do total liberado, R$ 155.117.452,22 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal. Foram contemplados ainda 248.579 cidadãos fora do grupo de prioritários.
Entre os 290.934 que recebem a grana hoje, 28.783 são contribuintes idosos, com mais de 60 anos. Outros 3.957 apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.615 beneficiados têm o magistério como a principal fonte de renda.
Além de poderem fazer a conferência na página da Receita na internet, os contribuintes conseguem saber se estão no segundo lote de restituição pelo aplicativo do Fisco, disponível para os sistemas Android e iOS.
No app, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências. Nesse último caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositado, o dinheiro ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.