Operação investiga a origem do ouro para garantir que o material não seja proveniente de garimpo ilegal; as peças estavam na bagagem de três passageiras, que alegaram trabalhar em uma joalheria carioca
A Receita Federal apreendeu, no domingo, mais de R$ 6 milhões em joias de ouro no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. As peças foram localizadas, com um equipamento de raio x, na bagagem de três mulheres que saíam da Capital em direção ao Rio de Janeiro.
Elas informaram aos servidores da Receita que são funcionárias de uma joalheria do Rio de Janeiro e estariam retornando de uma feira de joias realizada em Gramado, na Serra.
Elas apresentaram notas fiscais sem o detalhamento necessário para conferência das quantidades e valores das mercadorias.
Conforme a Receita Federal, a operação visa investigar a origem do ouro, para garantir que o material não seja proveniente de garimpo ilegal.
As joias foram lacradas. Além disso, passarão por contagem e valoração. Também deverão ser apresentadas as notas fiscais de acordo com a legislação.