A explosão do solo para a nuvem, ocorreu na casa dos proprietários do Pesque e Pague Lambari
Um raio atingiu a casa dos proprietários do Pesque e Pague Lambari, localizado na margem da BR-427, localidade do Caravágio em Três de Maio.
Segundo relato de Luciano Jahn, por volta das 3h da madrugada de hoje (19) aconteceu a explosão do solo para nuvem, ou seja, do chão para cima atingindo um dos cômodos da casa provocando destruição de telhado, forro e piso.
Os eletrodomésticos da casa, todos queimaram, até mesmo rádio que nem mesmo estava ligado, mas foi atingido pela descarga elétrica possivelmente pela antena.
O que significa um raio
“Esta é uma das mais violentas manifestações da natureza. Manifestação que, em uma fração de segundos, pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a:
125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. Tais cargas foram nomeadas de cargas positivas e cargas negativas por Benjamin Franklin, por volta de 1750, século XVIII, quando esse realizou grandes descobertas sobre a eletricidade. Além de identificar o sinal das cargas, positivas e negativas, Franklin demonstrou de modo experimental que os raios são um fenômeno de natureza elétrica.
Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser:
Da nuvem para o solo;
Do solo para a nuvem;
Entre nuvens.
Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem, entre eles os fenômenos físicos e climáticos. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. Algumas regiões do planeta têm tendência para a formação de descargas elétricas, originando os raios.”
Veja mais sobre “Raios” em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/raios.htm
Fotos :Luciano Jhan