Confira os atletas que marcaram seus nomes na história nos Jogos
Em um intervalo de 21 minutos, o Brasil conquistou suas três primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris na tarde do último domingo (28). Até agora, o país obteve dois bronzes e uma prata. Os pódios foram obtidos por atletas do skate street feminino e do judô.
Aos 24 anos, o judoca Willian Lima garantiu a primeira medalha para o Brasil das Olimpíadas de Paris. O atleta é natural de Mogi das Cruzes, em São Paulo, e faz parte do clube Pinheiros, onde tem como treinador o também medalhista olímpico Leandro Guilheiro.
Sargento da Marinha, Lima é casado com Maria Julia e pai de Dom Lima, de nove meses. Em sua bagagem, traz outras medalhas obtidas em competições internacionais, como prata e bronze dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o primeiro lugar no Mundial Sub-21, em 2019.
Também paulista, Larissa Pimenta tem 25 anos e, ao conquistar o bronze, foi a primeira mulher brasileira medalhista em Paris. A atleta nasceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, e começou a praticar judô ainda na infância, a partir do incentivo dos irmãos mais velhos.
A estreia de Larissa nas Olimpíadas ocorreu em Tóquio. No decorrer de sua trajetória, ganhou o primeiro ouro do judô brasileiro feminino em março deste ano no Grand Prix de Judô da Áustria. A judoca também é pentacampeã pan-americana pela modalidade.
Carregando o título de brasileira mais jovem a conquistar uma medalha olímpica, Rayssa Leal garantiu seu segundo reconhecimento em Olimpíadas no domingo (28). Desta vez, levou o bronze — em Tóquio, havia conquistado a prata. Natural de Imperatriz, no Maranhão, a skatista de 16 anos, que era conhecida como “Fadinha”, coleciona feitos com o esporte.
Além das duas medalhas olímpicas, já venceu uma final feminina no Street League Skateboarding World Tour em Los Angeles e o X-Games, no Japão. Também conquistou em duas oportunidades a Street League Skateboarding (SLS), a mais importante competição no street.