Termômetros devem ficar entre 3ºC e 5ºC abaixo da média em todo o Estado. Ventania será mais intensa em partes das regiões Metropolitana, Norte, Sul, Vales e em todo o litoral gaúcho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas climáticos válidos para o Rio Grande do Sul. Os comunicados indicam declínio de temperatura em todo o Estado e apontam para a intensificação das rajadas de vento no litoral gaúcho e em partes das regiões Norte, Metropolitana, Vales e Sul, com risco de vendaval.
Em vigor desde às 9h de quinta-feira (8), o primeiro alerta aponta “risco à saúde” devido a queda da temperatura em todo o RS. Válido até as 23h59min do sábado (10), o comunicado projeta termômetros entre 3ºC e 5ºC abaixo da média no Estado.
Com validade até 17h desta sexta-feira (9), o segundo comunicado aponta perigo potencial de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h em uma faixa do RS que vai da Região Sul à Região Norte, passando por municípios da Região Metropolitana, Serra e dos Vales. A possibilidade de queda de galhos e árvores é considerada baixa.
O terceiro alerta abrange toda a faixa costeira do Estado, onde há possibilidade de movimentação das dunas de areia das praias. Com validade até 23h59min de hoje, o comunicado indica que a intensificação do vento pode afetar construções próximas das áreas de orla ao longo da faixa litorânea gaúcha.
Com mínima de 1,7ºC, São José dos Ausentes, na Serra, foi o município com o amanhecer mais gelado desta sexta-feira no RS. Em Porto Alegre, a mínima foi de 8,8ºC.