Sistema pré-frontal eleva os termômetros na metade norte do Estado
A quarta-feira (22) será marcada pelo tempo dividido no Rio Grande do Sul. Uma nova área de baixa pressão atmosférica se forma e ajuda a reforçar a instabilidade sobre o Estado. Na segunda metade do dia, uma nova frente fria tem origem no RS.
Nas Missões, no Norte, no Noroeste, na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, e na Serra, o sol predomina e não há previsão de chuva. Na Fronteira Oeste, na Região Central, na Campanha e no Sul, o dia começa com tempo fechado e pode chover a qualquer momento, com forte intensidade.
A temperatura se eleva na Metade Norte devido ao calor pré-frontal. O fenômeno ocorre pois o ar quente é pressionado pelo ar polar que está chegando; esse choque faz com que o ar aqueça, aumentando a temperatura.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para os municípios de Vila Nova do Sul, na Região Central, e Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo: 76 milímetros. Isso representa até 64% da média histórica para estas regiões.
A mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul: 9ºC. Durante a tarde, Vicente Dutra, no Norte, registra a máxima: 31ºC. Na Capital, a variação térmica será de 16ºC a 30ºC.
Na quinta-feira (23), o tempo segue instável. Uma frente fria atua no oceano e, aliada a uma nova área de baixa pressão atmosférica, ajuda a reforçar ainda mais a instabilidade no território gaúcho. No Sul, na Campanha, na Região Central e nas Missões, o dia será bastante nublado e chuvoso, com possibilidade de temporais. Já no Noroeste, no Norte, na Serra, nos Vales e na Região Metropolitana, chuva forte em períodos alternados do dia.
Com a atuação da frente fria, a temperatura cai no RS. A mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 2ºC. Já a máxima, será marcada pelos termômetros de Novo Tiradentes, no Norte: 22ºC. Em Porto Alegre, a amplitude térmica será de 9ºC a 18ºC.