Presença de ar quente e úmido sobre o RS propicia a formação de nuvens carregadas
A quarta-feira (3) será chuvosa em quase todo o Rio Grande do Sul. Na Região Metropolitana, o sol aparece, mas o tempo permanece abafado, com pancadas de chuva concentradas na segunda metade do dia. Na Serra, há chance de chuva a qualquer momento, com muita nebulosidade. No Litoral, existe a possibilidade de temporais localizados em algumas cidades. Já na Fronteira Oeste, o tempo permanece firme, sem chuva.
Essa instabilidade ocorre devido à presença de ar quente e úmido sobre o RS, além da circulação de vento em baixos níveis atmosféricos. Isso resulta na formação de nuvens carregadas no Estado, conforme explica o meteorologista da Climatempo, Vinicius Lucyrio.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para municípios do Litoral Norte, como Torres e Morrinhos do Sul, com 20 milímetros, equivalente a até 14% do esperado para janeiro. Em Porto Alegre, são esperados 12 milímetros, o que representa até 10% da expectativa para esta época.
Pouca coisa muda na temperatura na comparação com essa terça-feira. Nas primeiras horas do dia, os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, registram a mínima do dia: 11ºC. Já a máxima será registrada em Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste: 33ºC. Na Capital, a variação térmica fica entre 21ºC e 27ºC.
Na quinta-feira (4), são esperadas pancadas de chuva isoladas no início da noite na Campanha, na Região Central e no Sul, mas sem volumes expressivos. Já na Serra e na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, a chuva será mais frequente, com muita nebulosidade. Por fim, o tempo segue firme na Fronteira Oeste.
São José dos Ausentes, na serra gaúcha, marca a mínima do Estado: 12ºC. Enquanto a máxima ocorre, mais uma vez, em Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste: 33ºC. Na Capital, a temperatura oscila entre 19ºC e 26ºC.