Devido a passagem de uma massa de ar frio, próximos dias deverão seguir padrão de outono
A quarta-feira (17) amanheceu gelada no Rio Grande do Sul. O frio, que estava previsto para a segunda quinzena de abril, chegou ao Estado e alguns municípios já registraram a temperatura mínima do dia. Outros, segundo a Climatempo, podem enfrentar as mínimas durante a noite.
A menor temperatura da manhã no Estado foi 10,9°C, registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste. Na mesma região, Santana do Livramento registrou 11,3°C. Outros oito municípios já enfrentaram temperatura inferior a 13°C nesta quarta-feira, incluindo Soledade, São José dos Ausentes, Palmeira das Missões, Cruz Alta e Alegrete.
Em Passo Fundo, na Região Norte, a menor temperatura registrada foi de 14,1°C, enquanto em Canela, na Serra, os termômetros marcaram 14,5°C. Já em Porto Alegre, a mínima da manhã foi de 17,7°C. Segundo a Climatempo, há a possibilidade de algumas cidades registrarem temperatura ainda menor durante a noite desta quarta-feira. A mínima prevista para Pedras Altas, no Sul, Pejuçara e Três Passos, no Noroeste é de 9ºC.
Por causa de uma passagem fria, associada a um ciclone extratropical na Argentina, a umidade diminui, o ar fica mais seco e, consequentemente, a temperatura cai em todo o Estado. Essa massa de ar frio deve deixar os próximos dias no padrão do outono gaúcho: manhãs e noites frias, com tardes mornas e ensolaradas.
De acordo com a Climatempo, as capitais da Região Sul, do Sudeste e também de parte do Centro-Oeste poderão registrar a menor temperatura do ano até agora na passagem desta massa de ar frio. Em Porto Alegre, a menor temperatura mínima de 2024 foi 15,3°C, registrada em 6 de março. Nos próximos dias, a previsão é que as mínimas variem entre 12°C e 14°C, podendo fazer com que a Capital quebre o recorde.