Quarta cidade com mais pizzarias no RS, Passo Fundo tem restaurante premiado e diversidade de sabores - Agora Já -

Quarta cidade com mais pizzarias no RS, Passo Fundo tem restaurante premiado e diversidade de sabores



Município tem pelo menos 49 estabelecimentos. No RS, número de estabelecimentos que vendem pizza aumentou quase 11% entre 2022 e 2023

Foto: Diversidade de sabores chama a atenção na cidade Reprodução RBS TV / Divulgação
10 de julho de 2024

Pelo menos 79 mil pizzas por dia são produzidas por dia no Rio Grande do Sul, segundo pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) — e Passo Fundo é uma grande fatia desse consumo, uma vez que é a quarta cidade com o maior número de pizzarias no Estado.

De 2022 para 2023 houve acréscimo de 10,6% no número de estabelecimentos gaúchos, chegando a 1.824. Só em Passo Fundo são 49 estabelecimentos, conforme a pesquisa. Quem lidera a pesquisa é Porto Alegre, com 325, seguida por Caxias do Sul (124) e Canoas (53). Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, empata com Passo Fundo, também com 49 pizzarias.

Quem gosta de pizza celebra as opções que existem em Passo Fundo.

— O rodizio é ouro aqui na cidade e o sabor que eu prefiro é frango com catupiry — disse o técnico em ótica, Carlos Vancini.

 — Eu prefiro à la carte e adoro sabores que envolvam carne, filé com queijo, filé com mostarda… pizzas que levam carne — opinou a corretora de imóveis Ayesa Aseff.

Atender essa demanda intensa por sabores diferentes e formas de consumir pizzas exige preparação e conhecimento. O pizzaiolo Osmar Vieira de Souza trabalha há 16 anos na área e ao longo do tempo pôde aperfeiçoar as técnicas para agradar o público. O primeiro passo, segundo ele, é o mais simples e o mais importante: amar o ofício.

— Se não amar o que faz, creio que seja pra qualquer profissão, não dá certo — afirmou.

Na parte técnica, com a mão na massa, o chefe da cozinha compartilhou alguns segredos para uma pizza sem erros.

— A massa é de fermentação de quatro horas. Primeiramente abre, faz a borda. A borda tem que ser padrão, toda completa a montagem. O queijo tem que ser ideal, o recheio não pode ultrapassar a borda e nem ficar muito baixo e a temperatura do forno tem que ser 380ºC para sair a pizza perfeita — explica.

As etapas têm surtido efeito. Na pizzaria são mais de 2 mil unidades vendidas por tele entrega. De terça a domingo, o estabelecimento abre com rodízio. No cardápio, os sabores são variados: vão desde os tradicionais como margherita, calabresa e frango catupiry até mais elaborados como aspargos, camarão, frutos do mar e picanha.

image
Pizzas são assadas em fornos a lenha na cidade
Reprodução RBS TV / Divulgação
image
Para a pizza perfeita, temperatura do forno deve ficar em 380ºC
Reprodução RBS TV / Divulgação

Pizzas premiadas

Além das pizzas convencionais, existem também aqueles que apostam nas receitas originais. Esse é o caso de Marcelo Ferreira Santos e Carine Bortolin Sassi, da Le Mani. Há cinco anos, os dois abriram um estabelecimento que investe em pizzas napolitanas semelhantes às feitas como na Itália.

— A pizza napolitana tem uma massa de longa fermentação, ela fica em média 20h a 24h descansando. O grande diferencial é a farinha e o tomate pelati que usamos, que vêm da Itália. A parte mais importante da pizza napolitana que é a cocção: ela fica pronta em 90 segundos — relata Marcelo.

O esforço da dupla e toda equipe que atua na pizzaria tem dado resultados: são cerca de 1,8 mil pizzas vendidas por mês. Em abril, o restaurante foi eleito como uma das 50 melhores pizzarias da América Latina.

— O fato de ter sido notado sem estar em um grande centro foi uma alegria para nós. É a consagração de todo esse esforço, de todo esse trabalho, de toda uma equipe de pessoas envolvidas, pizzaiolos, atendentes, fornecedores — disse Carine.

Fonte : GZH 
Foto : Reprodução RBS TV / Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados