O Programa Pró Melhoramento Genético e inseminação artificial de bovinos de leite e de corte foi instituído em Panambi através da Lei Municipal nº 5.532/2023, ainda em junho do ano passado.
O programa, que está sendo desenvolvido pela SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, visa melhorar a genética do gado leiteiro e/ou de corte das propriedades rurais do Município de Panambi/RS.
O Pró Melhoramento Genético consiste na avaliação de matrizes bovinas, através de classificação linear individual morfológica, acasalamento, pedigree e por avaliação através do uso de teste genômico.
Todos os incentivos foram apresentados ao Conselho Municipal de Política Agrícola e Agrária, e foram selecionadas 13 propriedades, onde o município, juntamente com a Vereadora Merilin (MDB), (que destinou ainda no ano passado recursos para o projeto, através de uma emenda impositiva), custearam três testes genômicos e três inseminações, conforme a indicação dos respectivos testes.
Na tarde de terça-feira (16), o Coordenador da Sala do Agricultor – Vanderlei Silveira de Oliveira, juntamente com os representantes da empresa VS Lunardi Genética Bovina, Alan Martins e Verones Lunardi, estiveram nas propriedades do Srs. Cristian Delano Windmoller, Lucas Thales Linn e Décio Leo Lohmann, para fazer a entrega do sêmem. Nos próximos dias, os demais participantes do programa também serão beneficiados.
Fonte : Comunicação Pref Panambi