Na última sexta-feira (1º/12), o Prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, prestou homenagem ao Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, que conquistou o título inédito de campeão na 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2023. O momento ocorreu no gabinete do Prefeito, onde estiveram presentes representantes do DTG, incluindo o Patrão Gilmar Kuhn, o Coordenador da Invernada Adulta, Acácio Ivan Penedo e a Coordenadora Cultural Letícia Conrad.
O DTG Poncho Verde destacou-se nos dias 25 e 26 de novembro durante as competições realizadas em Santa Cruz do Sul. A vitória não apenas consagrou o grupo como campeão do Enart 2023, mas também marcou um feito inédito para a 9ª região e para a comunidade de Panambi.
A apresentação vitoriosa, intitulada “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”, foi uma homenagem à história dos tropeiros, os “homens de preto”, que conduziam gado para o abate. A coreografia proporcionou uma reflexão sobre a existência da alma dos bois, ressaltando que, apesar de serem animais, suas almas persistem sob a pele. No tablado, o DTG Poncho Verde e “os homens de preto” encantaram o público com uma performance envolvente e significativa.
Além do título principal, o DTG recebeu outros reconhecimentos, como o troféu de destaque do ano. A excelência da apresentação foi evidenciada pelos prêmios de primeiro lugar na melhor coreografia de entrada e saída, melhor conjunto musical de invernada, e reconhecimento como o grupo de danças mais popular.
Fonte : Comunicação Pref Panambi