Os veículos normalmente são anunciados com valores abaixo do valor de mercado.
Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, coordenada pelo delegado André Sesti Diefenbach, desencadeou a Operação Falsus Medius, onde foram cumpridas 20 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, no Mato Grosso, Rondonópolis, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia.
A investigação da operação, que significa “Falso Intermediário”, refere-se ao crime de estelionato, onde os golpistas criam anúncios falsos de venda de carros com informações de anúncios verdadeiros, e publicam em plataformas de vendas como a OLX e em redes sociais como o Facebook. Os veículos normalmente são anunciados com valores abaixo do valor de mercado.
Os golpistas negociavam com o interessado pela compra do carro ao mesmo tempo em que se passavam por compradores do veículo oferecido pelo anunciante real, intermediando a negociação entre ambos levantando informações sobre o veículo do vendedor e repassando para o comprador, imprimindo maior veracidade na interação com ambos.
Quando o negócio está prestes a ser fechado, o golpista pede para o vendedor mostrar o automóvel para o interessado em um local público e convence ambos para que não troquem qualquer informação, inclusive sobre o preço. Após, a vítima confirmando seu interesse no bem, faz o pagamento por transferência ou por pix para uma conta bancária indicada pelo golpista. O golpe se dá quando o comprador faz o pagamento mas o vendedor se recusa em entregar o veículo porque não recebeu nenhum valor por ele. Essa situação aconteceu com duas vítimas de Santa Maria, de 35 e 26 anos, que tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil.
Como resultado das investigações que duraram cerca de dois anos, foram presas até o momento seis pessoas – dois homens, de 27 e 21 anos, e quatro mulheres com 46, 43, 28 e 22 anos de idade. Os presos foram localizados nos bairros São João Del Rey e Tijucal na cidade de Cuiabá (MT), nos bairros Centro e Jardim Liberdade na cidade de Rondonópolis (MT), no Bairro João Eduardo, em Rio Branco (AC) e no Bairro Olaria, na cidade de Porto Velho (RO).
Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) e foram apreendidos três telefones celulares, um cartão bancário e R$ 1 mil.
A ação contou com 15 policiais civis do Rio Grande do Sul, 27 de Cuiabá, 13 de Rondonópolis, cinco de Rio Branco e cinco de Porto Velho.