Estatal ressalta que valor ao consumidor final depende das legislações de cada Estado
A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (19) que irá reduzir em 7,1% o preço do gás natural vendido a distribuidoras. A medida passa a vigorar a partir de 1º de agosto. Segundo a estatal, com essa atualização, o valor do gás natural vendido pela companhia para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 25% no ano.
Os contratos entre a Petrobras e as distribuidoras de gás natural são atualizados trimestralmente e seguem as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Nos três meses de referência dos contratos, o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio subiu 4,8%.
A Petrobras ressaltou ainda, que o preço praticado pelas distribuidoras aos consumidores finais não é determinado apenas pelo reajuste da estatal, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, que leva em conta as margens e tributos federais e estaduais. Também sofrem a influência das agências reguladoras, responsáveis por aprovar as tarifas ao consumidor.
Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. A companhia ressalta que a atualização anunciada não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.