Pagamento do Bolsa Família é antecipado em municípios atingidos pelas chuvas no RS; veja a lista - Agora Já -

Pagamento do Bolsa Família é antecipado em municípios atingidos pelas chuvas no RS; veja a lista



Segundo dados do governo federal, mais de 155 mil famílias serão beneficiadas com a decisão. Valores podem ser retirados nesta segunda-feira (18).

Foto: Foto: Roberta Aline/MDS
18 de setembro de 2023

O governo federal e a Caixa Econômica Federal anteciparam o pagamento do programa Bolsa Família a beneficiários que moram em municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul em setembro. Com a medida, que abrange 97 municípios que tiveram o estado de calamidade pública publicado e reconhecido pelo governo federal (ver lista abaixo), famílias poderão ter acesso a valores a partir desta segunda-feira (18) independentemente do Número de Identificação Social (NIS).

O calendário de pagamentos do programa começa nesta segunda, mas os números finais do NIS escalonam o acesso aos valores por parte dos beneficiários, o que não acontecerá com a decisão para os municípios afetados.

Segundo levantamento feito pelo g1 RS com base em dados da Secretaria Nacional de Renda da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para as famílias atendidas pelo Bolsa Família, 155.680 famílias serão beneficiadas com a decisão – 25,4% dos lares contemplados pelo programa no estado. No Rio Grande do Sul, 612.553 famílias tiveram acesso ao programa em agosto deste ano.

A Caixa, por sua vez, também afirma que as famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo e não precisam se deslocar até uma agência.

Durante visita ao Rio Grande do Sul do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) junto a comitiva formada por oito ministros, o MDS já havia anunciado medidas que totalizavam R$ 239 milhões para ajudar os municípios atingidos. Entre as ações planejadas, estavam, por exemplo, o fornecimento de alimentos e de serviços socioassistenciais, como a atuação de psicólogos e assistentes sociais; distribuição de cestas de alimentos; e fomento rural.

Segundo boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado no início da noite de domingo (17), 48 mortes foram confirmadas devido às chuvas no estado, 943 pessoas foram feridas e 103 municípios gaúchos foram afetados. A Defesa Civil também afirma que 1.088 pessoas seguem desabrigadas e que as enxurradas deixaram 20.978 desalojados – pessoas que estão em outras residências.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados