A chuva faz com que os gaúchos sintam menos a elevação na temperatura que atinge outros Estados
Uma onda de calor e uma frente fria criam duas situações distintas no clima do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (24) . No Norte, na Serra e nas Missões, a onda de calor estacionada no Centro-Sul brasileiro eleva a temperatura em 3ºC a 5ºC acima da média. Chove nessas regiões, portanto essas elevações não devem ser tão percebidas pelos gaúchos enquanto a precipitação não perder a intensidade.
O restante das regiões do RS não será afetado pela onda de calor. Entretanto, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, associada a uma frente fria, traz uma pequena queda na temperatura em outras áreas. Na Região Metropolitana, chove ao longo do dia. Já na Fronteira Oeste, na Região Central, na Campanha e no Sul, o sol predomina e não há previsão de chuva.
Os maiores volumes de chuva ocorrem nos municípios do Norte, como Vicente Dutra, com 32 milímetros, o que equivale a até 18% da média esperada para o mês de abril. Em Porto Alegre, são esperados 6 milímetros, equivalente a 4% da expectativa para esta época.
A mínima é registrada em Pedras Altas, no Sul, e em Bagé, na Campanha: 11ºC. Durante a tarde, Novo Tiradentes, no Norte, registra a máxima de 31ºC. Na Capital, os termômetros variam entre 17ºC e 22ºC.
A quinta-feira (25) será novamente de tempo dividido. Na Campanha e no Sul, o tempo será firme. Nas demais regiões, a chuva continua. Na Região Metropolitana, a instabilidade será mais isolada e passageira. Na Fronteira Oeste e na Região Central, há previsão de pancadas de chuva à tarde. No Norte, na Serra e no Litoral, a chuva terá forte intensidade e ocorre ao longo do dia.
Uma frente fria derruba a temperatura no território gaúcho. A mínima será registrada em Caçapava do Sul, na Campanha: 7ºC. Já a máxima ocorre, novamente, em Novo Tiradentes, no Norte: 30ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 15ºC a 24ºC.