Zagueiro foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço tricolor
Enquanto se prepara para voltar aos gramados, o Grêmio tem um reforço anunciado já para a abertura da janela de inscrições, em 10 de julho. O zagueiro Jemerson chegou para reforçar o sistema defensivo. O “Desenho Tático” de GZH aponta as características do jogador de 31 anos e como ele poderá ser utilizado pelo técnico Renato Portaluppi.
O primeiro ponto favorável para Jemerson é o fato de sofrer poucas lesões, o que o torna bastante tempo disponível para seus treinadores. No ano passado, ele disputou 54 partidas pelo Atlético-MG. Em 2024, o atleta esteve em campo em 18 jogos dos 24 jogos que o Galo realizou antes da confirmação da transferência para o Grêmio.
A capacidade física é um dos pontos positivos de Jemerson e que irá acrescentar ao Grêmio, que tem tido dificuldade para ter sequência da sua dupla de zaga titular formada por Geromel e Kannemann.
Outro ponto a favor de Jemerson é que ele funciona melhor em marcação por encaixes individuais do que por zona. É exatamente a marcação por encaixes individuais que Renato Portaluppi utiliza, o que será um facilitador para a adaptação ao Grêmio.
Entre os pontos negativos de Jemerson aparece a leitura na hora de defender a área, em decisões táticas defensivas. Para esse fator será importante o zagueiro ter ao lado Geromel ou Kannemann, dois zagueiros experientes e que podem ajudá-lo a corrigir erros de posicionamento.
Outro ponto que irá facilitar para o aproveitamento de Jemerson no Grêmio é a facilidade para jogar pelos dois lados da zaga. Mesmo destro, ele pode jogar naturalmente pelo lado esquerdo. Era assim, por exemplo, que vinha jogando no Atlético-MG mesmo quando o técnico Gabriel Milito usou um sistema com três zagueiros.
Dessa forma, Jemerson pode ser companheiro tanto de Geromel quanto de Kannemann apenas mudando seu lado no setor defensivo.
Campeonato Mineiro
Libertadores