Iniciativa é do projeto "Fábrica de Gaiteiros", idealizado pelo músico Renato Borguetti, do qual Lorenzo Fim Delevati, 8 anos, é aluno na filial de Santiago.
Durante confraternização do projeto “Fábrica de Gaiteiros”, em Barra do Ribeiro, o estudante Lorenzo Fim Delevati, de 8 anos, que é cego, recebeu um presente inesperado: uma gaita com teclas em braile. Nascido prematuro com o gêmeo Vicente às 26 semanas de gestação, ele faz parte da filial da fábrica em Santiago, na região Central do estado.
A mãe Micheli Fim Delevati diz que Lorenzo iniciou as aulas há um mês, com uma gaita que possui teclas lisas.
“Como ele está aprendendo a linguagem braile, este presente veio a somar. E foi uma motivação a mais pela sua evolução. Ele se sente importante e fica feliz com os elogios”, conta a gerente comercial.
Segundo ela, a entrada para a Fábrica de Gaiteiros tornou o menino “mais confiante” para aceitar seus desafios e mostrou que “deficiência visual não é um obstáculo”.
Dirigido pelo músico Renato Borguetti, o projeto mantém 22 unidades no RS, em SC e no Uruguai, com crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos.
Fonte : g1
Foto: iKelly Lopes