Porto Alegre pode registrar nova temperatura mais baixa do ano na segunda-feira, enquanto cidades no Interior devem voltar a contabilizar mínimas negativas. Sol deve permanecer na maior parte do Estado
A onda de ar polar que avançou sobre o Rio Grande do Sul deverá manter o clima gelado no começo da semana, com possibilidade de novas temperaturas negativas e geada nesta segunda-feira (1º). De acordo com a Climatempo, Porto Alegre poderá registrar marca abaixo dos 4ºC verificados no domingo (30) e superar o recorde de frio do ano pelo segundo dia consecutivo.
O frio congelante vem confirmando as previsões feitas tanto para a Capital quanto para o Interior. São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, atingiu a marca mais baixa em 12 anos, com mínima de -4,1°C também no domingo. A expectativa é de que o cenário glacial prossiga pelos próximos dias. A queda brusca nos termômetros, após um período de instabilidade, que provocou chuva em diferentes regiões, se deve à chegada de uma intensa massa de ar polar.
Segundo a Climatempo, essa massa mantém o ar seco e gelado na segunda-feira e traz a possibilidade de geada em todas as regiões gaúchas, com exceção da faixa de praia. O frio será especialmente intenso no amanhecer, com condições para temperaturas negativas em diferentes áreas, mas especialmente na Serra e no Planalto.
— A forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o sul do Brasil causou o frio extremo na madrugada e no amanhecer deste domingo, e ainda vai atuar com força sobre a Região Sul nesta segunda. Porém, no decorrer do dia, o centro dessa massa, que é a região de frio mais intenso, segue para o oceano. Isso vai permitir a diminuição do frio a partir da terça-feira — afirma a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.
Na terça (2), o Rio Grande do Sul deve continuar sob céu azul, enquanto a temperatura tende a subir. Ainda haverá condições para geada, ao amanhecer, nas regiões da Campanha e da Serra. Na quarta-feira (3), uma nova frente fria passa pela costa gaúcha, mas com fraca intensidade. Ainda assim, a expectativa é de que a nebulosidade aumente sobre todo o Estado, com possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada no Litoral Norte, na Grande Porto Alegre e na Serra. O aumento da nebulosidade virá associado a um aumento das temperaturas, mas ainda vai fazer frio.
Para quinta-feira (4), a previsão é de que novas áreas de instabilidade se formem sobre o Rio Grande do Sul devido à aproximação de outra frente fria. As temperaturas já não ficam tão baixas como no começo da semana, mas haverá formação de muitas nuvens e de condições para chuva a qualquer hora na maior parte das regiões. Não há, porém, expectativa de chuva intensa.
As áreas de instabilidade se intensificam durante a sexta-feira (5) e deixam todo o território gaúcho nublado e com condições para chuva. Não há expectativa de temporal, segundo a Climatempo, mas pode cair chuva moderada. Deve chegar mais ar gelado de origem polar, evitando que as temperaturas subam.