Time de Renato Portaluppi enfrentará quatro concorrentes diretos por vaga na Libertadores
Com ou sem crise, o Grêmio mantém a esperança de que o caminho dos últimos 10 jogos do Brasileirão o levará à Libertadores do ano que vem. A parte mais espinhosa da tabela ficou para trás e o último sprint na competição reserva apenas quatro adversários que ainda brigam pelo mesmo objetivo do que o Tricolor. E talvez a lista seja ainda menor, dependendo do resultado entre Boca Juniors e Fluminense, na final do torneio continental, no próxima dia 4.
Com 44 pontos, e entrando na 29ª rodada em sexto lugar, a equipe de Renato Portaluppi precisa manter o atual aproveitamento para confirmar seu objetivo. O clube acumula 52% do pontos disputados até o momento. Nessa média, será necessário somar mais 16 pontos — cinco vitórias e um empate — para seguir entre os seis primeiros lugares na tabela.
O calendário prevê uma distribuição igual de jogos para o Grêmio como mandante e visitante. Serão cinco partidas na Arena, incluindo a partida de amanhã contra o Flamengo, e outro cinco jogos fora de Porto Alegre. A seguir, veja uma análise do calendário tricolor nas 10 rodadas finais do Brasileirão.
“É um dos piores momentos do campeonato do Grêmio. E o Flamengo é um time em ascensão. Péssimo momento para pegar o carioca. Ainda mais sem Suárez”. Sérgio Xavier, comentarista SporTV.
“O América é um time que está enganando. Não joga mal, mas não consegue os resultados. Pode aprontar para cima do Grêmio. Tem uma complicação que não é aparente. Olha para tabela e não é assim. O América-MG jogou mais do que o Corinthians”. Sérgio Xavier, comentarista do SporTV.
“Acredito que esse será o jogo mais fácil da sequência do Grêmio. O Coritiba é um time descoordenado. Joga com uma bigorna nas costas. Será o confronto mais fácil.” Sérgio Xavier, comentarista do SporTV.
“Apesar do futebol agressivo do Bahia com Rogério Ceni, o Grêmio precisa se impor contra uma equipe da parte de baixo da tabela. A diferença entre os dois times já foi maior, mas ainda assim é um jogo para não dar chances.” Carlos Eduardo Lino, comentarista do SporTV.
“Está cada vez mais próximo o título do Botafogo, e quando essa partida chegar, poderá estar quase no limite. A fome da conquista é grande. Mesmo que o jogo seja em São Januário, não dá para contar com pontos.” Carlos Eduardo Lino, comentarista do SporTV.
“O Corinthians tem jogadores talentosos, Cássio é um exemplo disso. Mas é um dos times mais instáveis do Brasil, capaz de fazer um primeiro tempo como contra o Fluminense e um jogo como o do América-MG. Grêmio é favorito.” Carlos Eduardo Lino, comentarista do SporTV.
“Eles estão em uma situação semelhante. A partida lá será um ambiente hostil. E o momento do Atlético-MG é o melhor do que o do Grêmio.” Cesar Cidade Dias, torcedor gremista no Grupo RBS.
“É o tipo de confronto que precisa terminar em vitória do Grêmio nessa reta final do Brasileirão. Jogo contra um time que ainda vai lugar contra a zona de rebaixamento. Precisamos vencer esse.” Cesar Cidade Dias, torcedor gremista no Grupo RBS.
“Grêmio precisa vencer esse jogo. A vaga para a Liberadores será decidida exatamente nesse tipo de confronto”. Cesar Cidade Dias, torcedor gremista no Grupo RBS.
“Depende do resultado da final da Libertadores. O tipo de confronto vai ser decidido pelo que aconteceu entre Boca e Fluminense”. Cesar Cidade Dias, torcedor gremista no Grupo RBS.