A Campanha Janeiro Branco agora é Lei Federal, isto é um sinal positivo de reconhecimento de que o assunto deve ser priorizado por todas as instituições públicas e privadas, por todos nós, porque hora é agora.
Assim, a Secretaria Municipal de Administração de Panambi, pensando na qualidade de vida dos servidores públicos traz à tona a reflexão sobre o primeiro mês do ano – Janeiro – na qual inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, suas relações, sentidos que possuem, passados que viveram e principalmente objetivos a serem alcançados no ano que se inicia.
Janeiro pode ser considerado um portal em que um ciclo se encerra e outro se abre nas vidas de todos nós. Ainda neste sentido a cor branca simboliza folhas ou telas em branco sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.
Segundo as pesquisas da ISMA BR, 72% dos brasileiros são afetados pelo estresse. O esgotamento no trabalho está levando profissionais ao Burnout, a ansiedade generalizada, a depressão, ao estresse pós-traumático. A rotina intensa pode nos trazer problemas de saúde, seja pelas grandes metas e prazos apertados, seja para superar as expectativas das empresas. Por conta deste contexto busca-se um ambiente de trabalho saudável em todos os sentidos – seja na infraestrutura física e tecnológica, seja nas relações interpessoais, o que favorece resultados positivos.
A prática da Saúde Mental deve ser um exercício cotidiano dentro e fora do ambiente de trabalho. Conhecer de si mesmo, dos seus limites e principalmente das suas forças, prepara-se para estar bem durante o trabalho, mas principalmente trabalhar de forma que não seja um peso.
100% de saúde mental o tempo todo é irreal. Todos têm desafios, pensar e atuar positivamente para isso faz parte de uma escolha diária. Cultivar o amor por si e fixar a mente no que funciona, é uma ação positiva em relação à sua saúde mental. Chore sim. Fale sim, sobre suas dores e logo ali retome a sua própria recuperação. Transformar padrões mentais e comportamentais leva tempo. Por que não reiniciar agora?
Fonte : Comunicação Pref Panambi