Dos prováveis 11 titulares, apenas dois ainda não conheceram o clássico entre os times principais
O Gre-Nal é um jogo tão equilibrado que já começa empatado até na média de jogos de seus principais candidatos a titular no clássico de domingo (25) — a soma de ambos os times é de 973 jogos, com média de 88,45. Mas apenas a frieza dos números não explica as diferenças entre os grupos de Inter e Grêmio. Na prática, os colorados entraram em campo mais vezes do que os tricolores. É que a dupla de zaga gremista, Geromel e Kannemann, eleva muito o cálculo.
Do grupo atual do Inter, nove jogadores já superaram ou estão próximos de chegar aos 100 jogos pelo clube. Entre os prováveis titulares para o Gre-Nal, os “inexperientes” são Anthoni, Bruno Henrique e Valencia. À exceção do goleiro, portanto, trata-se de um time cascudo, que sabe o que significa um clássico, mesmo que valha pela primeira fase do Gauchão e que ambos estejam classificados.
Anthoni e Bruno Henrique ainda não estiveram em campo em Gre-Nal profissional. O goleiro disputou muitos em todas as categorias de base, inclusive em decisões. Bruno Henrique ficou no banco no último confronto entre os dois times principais, o 3 a 2 do Brasileirão de 2023, mas não foi chamado por Eduardo Coudet.
Com conhecimento de quem disputou dérbis por Corinthians e Palmeiras, pôde ter, em outubro, um gostinho do que vem por aí no próximo domingo, no Beira-Rio.
— Não tem como falar que é um jogo normal, é um clássico à parte, uma das maiores rivalidades do mundo, e faz parte da cultura do gaúcho. É muito difícil esse clássico. Sabemos da responsabilidade que temos em todos os jogos. Temos de estar prontos para fazer nosso trabalho — declarou a GZH.
Todos os demais já viveram os altos e baixos que o Gre-Nal proporciona. Quem mais se deu bem até o momento foi Alan Patrick, que completou 150 partidas pelo Inter e, contra o maior rival, marcou gols em três estádios diferentes: Beira-Rio, Arena e Centenário. Ele, Aránguiz e Luiz Adriano são os únicos remanescentes do grupo que foram campeões pelo Colorado. Quatro jogadores marcaram gols no Grêmio, representando o Inter: Aránguiz, Alan Patrick, Wanderson e Valencia. É a casca colorada para o duelo do domingo.