Chuva pode passar dos 100 mm e rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h com queda de granizo, segundo comunicado. Há risco de corte de energia elétrica e alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que indica situação de grande perigo, válido até o meio-dia deste sábado (7), para risco de tempestade do Rio Grande do Sul. O comunicado contempla localidades da metade norte do estado, sobre tudo nas regiões Norte, Noroeste e Serra (veja mapa acima). O alerta inicia às 21h desta sexta-feira (6).
Mais cedo, o Inmet havia emitido um alerta laranja, que indica situação de perigo, válido até 23h59 desta sexta, para risco de tempestade no Rio Grande do Sul. O comunicado contemplava mais municípios da metade norte gaúcha.
Em seu último alerta, a chuva pode passar os 100 mm diários, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h nas regiões potencialmente afetadas. Há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos, e transtornos no transporte rodoviário.