Ao longo da semana, as temperaturas voltam a cair no Estado com a chegada de uma massa de ar seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 10h desta quarta-feira (26), para risco de temporal em todo o território gaúcho. Há possibilidade de queda de granizo, raios, vento de até 100 km/h, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A instabilidade vai predominar na maior parte do território gaúcho nesta quarta-feira. Logo no começo do dia, a precipitação aparece no Norte, na Região Metropolitana, na Serra e na Região Central. O tempo firme vai prevalecer apenas na Campanha e na Fronteira Oeste. Já de acordo com a Climatempo, as pancadas vão ter intensidade de moderada a forte, com raios e rajadas de vento mais fracas, de até 60 km/h. À tarde e à noite o tempo volta a ficar firme.
A mínima para quarta-feira, 10°C, será marcada pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul, e de São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte: 29°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 18°C e 24°C. Durante a semana as temperaturas voltam a cair devido a chegada de uma massa de ar seco. Porém, o calor ainda poderá ser registrado em alguns municípios gaúchos. A tendência é de que o tempo volte a ficar firme no RS nesta quinta-feira (27) devido a atuação de uma alta pressão atmosférica. A mínima vai ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 7°C. Já máxima, 29°C, ocorre em cidades como Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, e em Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste. Na Capital, a temperatura varia entre 16°C e 25°C.