Informes chegaram a polícia dando conta de uma briga e disparos de arma de fogo no acampamento localizado em frente do Parque Efrica.
Uma briga ocorrida no acampamento indígena localizado em frente ao Parque Éfrica, em Passo Fundo mobilizou o efetivo da Brigada Militar na noite de domingo (29).
De acordo com a denúncia, no local estava havendo uma briga por questões internas do cacicado, integrantes do grupo estariam se insurgindo contra a liderança local e, teriam, em tese, entrado em desavença, havendo, inclusive denúncias de que houveram disparos de armas de fogo.
O efetivo reforçado da Brigada Militar, pertencente ao 3º RPM(Regimento de Polícia Montada) com efetivos do Comandante do Serviço Externo, da Força Tática e o Pelotão de Choque, compareceu no local e, desde então os ânimos se acalmaram. Apenas mulheres e crianças fizeram contato com os policiais, os homens preferiram permanecer nas casas que ocupam.
A Brigada Militar manteve um efetivo no local e até as 01h30, quando não havia mais movimentações no interior do acampamento, sinal que os ânimos se acalmaram.
Mesmo diante da calmaria momentânea, foram acionados os órgãos como a Polícia Federal e a Funai para resolver as questões controversas existentes no grupo.