O animal apresentava ferimentos graves na cabeça e no pescoço e foi encaminhado para atendimento veterinário
Um homem foi preso por suspeita de maus-tratos contra um cachorro nesta sexta-feira (22), em uma propriedade rural no interior de Ernestina, no norte do RS. Os policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) chegaram ao local após receber uma denúncia anônima.
Segundo a polícia, o cão foi flagrado em visível situação de maus-tratos. Sem raça definida e de pelagem escura, o animal apresentava ferimentos graves na cabeça e no pescoço, já em miíase, doença causada pela infestação de larvas de moscas na pele ou outros tecidos de animais. O cão exalava um odor forte, apresentava desnutrição severa e estava bastante debilitado.
Os policiais deram voz de prisão ao tutor, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo para registro da ocorrência.
Depois do resgate, um médico veterinário atestou que o cachorro vivia em condições de crueldade animal. Ele recebeu cuidados necessários para a recuperação. Em 2023, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar com sede em Passo Fundo, atendeu 541 atendimentos envolvendo maus-tratos a animais.
Já a Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo registrou 890 denúncias de maus-tratos ou abandono de animais em 2023 — número que equivale a mais de dois alertas de atos violentos contra gatos, cachorros e cavalos por dia. O número, porém, tende a ser maior por causa da subnotificação, alertou o poder público.
A orientação é buscar o poder público em casos de maus-tratos, abandono e/ou negligência, através dos contatos abaixo: