São necessários 70 doadores diários para atender a demanda, mas Hemopasso realiza atualmente 25 coletas por dia. Queda impacta 46 hospitais da cidade e do norte do RS
O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) está em alerta para a redução nos estoques de sangue. No momento, os tipos sanguíneos mais necessários são O+ e O-, mas todos são aceitos. A doação deve ser realizada mediante agendamento.
Segundo a coordenadora de captação, Alexandra Mazzoca, o mês de outubro registrou queda significativa no número de doadores. A diminuição é atribuída principalmente ao grande volume de chuva. A baixa no número de doadores impacta pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas e cirurgias graves.
— Infelizmente a demanda só aumenta. Locais como Carazinho e Tapejara, por exemplo, tem demandado bastante dos estoques, assim como o Hospital de Clínicas aqui, que utiliza muito. E o sangue O+ é o da maioria da população, por isso sai com maior frequência — afirma.
Conforme Mazzoca, o ideal é manter uma média de 70 doadores diários, mas o número atual é bem abaixo do esperado, com cerca de 25 coletas. A situação preocupa, uma vez que 46 hospitais de mais de 150 municípios contam com o banco do Hemopasso.
— Costumo dizer que nosso estoque dura três dias, a gente trabalha para isso. A nossa preocupação também é por conta das plaquetas, porque elas têm prazo de validade de cinco dias e o paciente que utiliza geralmente trata câncer, leucemia e usa muitas diariamente — acrescenta.
Nesta quarta-feira (16), parentes e amigos de um paciente internado na UTI do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões viajaram de Ibirubá para fazer a doação de sangue em Passo Fundo. O engenheiro Fábio Allgayer, de 36 anos, era um dos 11 doadores da caravana.
— Nos reunimos para repor o banco em Passo Fundo. Nosso familiar já conseguiu fazer a transfusão e a gente sabe da importância para outros pacientes, por isso viemos. A gente está sentindo na pele essa situação, então nos sensibilizamos para ajudar a salvar vidas — contou.
Na tentativa de reforçar os estoques, hemocentros do RS fazem 26 ações de coleta itinerantes em outubro. O Hemopasso receberá doações em cidades do norte e noroeste gaúchos. Confira o cronograma:
22/10 — Santo Ângelo
25/10 — Lagoa Vermelha
30/10 — Frederico Westphalen