Gustavo Prado salta na hierarquia e ganha espaço no Inter de Coudet - Agora Já -

Gustavo Prado salta na hierarquia e ganha espaço no Inter de Coudet



Meia de 18 anos foi titular pela primeira vez diante do São José, no último domingo

Foto: Gustavo Prado aumentou suas chances nos últimos treinos Ricardo Duarte / Inter,Divulgação
13 de fevereiro de 2024

A maior surpresa deste início de 2024 no Inter é Gustavo Prado. Meia nascido em 2005 no Rio de Janeiro, o jogador chegou a Porto Alegre na fase final da base, já para o sub-20, no ano passado. Fez 24 partidas na categoria antes de ser chamado por Eduardo Coudet para a equipe principal. E está ganhando oportunidades.

De certa forma, é surpreendente a ascensão do jogador. Não era dos mais badalados (que são mais jovens, como Gabriel Carvalho, Ricardo Mathias e João Dalla Corte). Mas ganhou espaço ao se destacar nos treinos em que foi chamado, inicialmente, para ser sparring do time de cima.

Seu início de carreira no futebol foi nas quadras. Era atleta de futsal do Madureira e depois migrou para o campo. Chamou a atenção da Ferroviária, onde disputou a Copa São Paulo do ano passado. Era um meia combativo, segundo o técnico Alexandre Lemos, que o comandou em Araraquara:

— Gustavo é um atleta inteligente, com ótima finalização de curta e média distâncias. Chega bem ao ataque, tem facilidade para usar as duas pernas, tem bons passes longos. E, para um meia, tem bom poder de marcação.

Alexandre conta que costumava usar Gustavo como um segundo volante ou terceiro homem no meio-campo. Mas não se surpreende que o jogador possa funcionar mesmo com o deslocamento proposto por Coudet, que o testou na meia direita, além de centralizado.

O treinador colorado falou sobre o jogador, que foi titular pela primeira vez no time adulto no último domingo. Ele já havia entrado em campo diante do Caxias. Totaliza 111 minutos em dois jogos. Os números não são dos mais destacados (o melhor índice é o de passes, com 24 certos em 27 tentativas), mas ele chama a atenção pela personalidade. Entrou naturalmente nos dois compromissos.

— Preparamos os jogadores para sustentarem a parte física, o ritmo. Além da movimentação, queremos dar liberdade para jogar. Não cobro por perder uma bola ou por tentar uma jogada diferente. É um menino. Falei que tem liberdade para jogar — disse Coudet.

O próximo passo de Gustavo Prado é seguir subindo na hierarquia. Pelos indícios atuais, passou à frente de Gabriel Barros, por exemplo, como alternativa para uma das funções do meio-campo. Sua transição para o time principal está sendo feita de forma gradual. O que pode pesar a seu favor é essa versatilidade, de jogar tanto como segundo volante quanto de meia mais avançado ou até aberto por algum dos lados, tramando com os laterais. O técnico da categoria sub-20 do Inter, João Miguel, disse à GZH:

— Jogadores do cenário paulista já vêm de um nível de competitividade alta. Gustavo já demonstrou sua capacidade alta de trabalho. Vem ao encontro do nosso futebol. Ele está passando pelo processo de formação dentro do clube e se desenvolvendo no cotidiano.

Gustavo seguirá recebendo oportunidades, especialmente no Gauchão. Contra o Brasil-Pel, na quarta-feira, ficará no banco. E pode ser aproveitado diante do Novo Hamburgo, no próximo final de semana. De jogo em jogo e, principalmente, de treino em treino, está virando opção no Inter. E o Inter vai abrindo as portas para um possível novo talento .

Fonte : GZH 
Foto : Ricardo Duarte / Inter,Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados