Duas semanas depois da eliminação na Copa do Brasil, Tricolor também caiu na competição continental
O sonho de terminar 2024 com o tetra da Libertadores se esfarelou no Maracanã. Muito por um péssimo primeiro tempo, que terminou com o Fluminense em vantagem por dois gols. Gustavo Nunes, ao balançar as redes na segunda etapa, deu a chance de decidir a vaga nos pênaltis depois do 2 a 1 no tempo, mas aí veio a nova decepção.
Assim como fez na eliminação para o Corinthians, o Tricolor mostrou pouca competência e perdeu a oportunidade de seguir a campanha da busca pela América. A derrota por 4 a 2 deixa só o Brasileirão como objetivo a alcançar até dezembro.
Ao lado de Renato Portaluppi na entrevista coletiva após a eliminação, Villasanti resumiu o sentimento dos companheiros com a derrota.
— Levamos dois gols por falhas nossas. O futebol se decide em detalhes. E a derrota passou por isso — falou o paraguaio.
O técnico também analisou que o resultado adverso no Maracanã não passou pelas escolhas táticas que ele fez para a partida. Renato apostou no esquema com três zagueiros e três atacantes, mas após levar dois gols nesse sistema, só conseguiu marcar quando fez trocas.
— O Grêmio fez vários jogos assim e se comportou bem. Conseguimos vitórias e boas atuações. Não acredito que tenhamos perdido o meio-campo pela escalação. Levamos um gol de bola parada e outro de contra-ataque. Acredito que não estivemos bem, principalmente no início do jogo. Cometemos alguns erros e levamos os dois gols — lamentou.
O presidente Alberto Guerra também lamentou a eliminação do Grêmio na Libertadores. O dirigente citou que ter que enfrentar o Fluminense no Couto Pereira foi um dos elementos que causaram a queda gremista na competição.
— Uma eliminação muito dura. Quero agradecer todo o apoio que recebemos. Viemos muito confiantes de obter a classificação, enfrentamos o atual campeão da Libertadores, mas não merecemos um resultado melhor. A desclassificação passou por Curitiba, que não é a nossa casa. Estamos nessa peregrinação tem um desconto. Certamente isso contou. Agora é levantar a cabeça. Convicção e muito trabalho para terminarmos a temporada — disse.
O desfalque que ficará para o restante do ano é Gustavo Nunes. O atacante afirmou ao fim do jogo que foi sua despedida, e que ele defenderá o Brentford-ING.
— Estou me despedindo agora do Brasil. Queria agradecer ao nosso torcedor tricolor. A minha situação já está bem esclarecida. Essa semana eu já estou partindo. Eu queria agradecer muito ao Grêmio e a todos que confiaram no meu potencial — afirmou.
De volta com foco total no Brasileirão, a tendência é de que Diego Costa novamente seja opção para o ataque. O centroavante não foi relacionado para a partida contra o Fluminense após relatar dores musculares.