Mesmo com a queda para o Corinthians, Tricolor chegou ao sexto jogo de invencibilidade na temporada
É hora de conter danos. A eliminação nos pênaltis para o Corinthians interrompeu um momento positivo para o Grêmio. A classificação na Copa do Brasil serviria como mais uma confirmação da recuperação do time. No Brasileirão, são 10 pontos somados nos últimos 12 disputados depois da vitória sobre o Athletico-PR com um time reserva. Mesmo com a manutenção da invencibilidade de seis partidas, a eliminação deixará marcas para o restante da temporada.
O Tricolor busca evitar que a eliminação contamine o ambiente do clube em um momento tão importante. Principalmente pelas dificuldades ofensivas mostradas contra o Corinthians. Na avaliação de Paulo César Vasconcellos, comentarista do SporTV, os problemas da Copa do Brasil não serão algo que afetarão o time no longo prazo.
— Não considero que isso será um problema para o Grêmio. Olhando a maneira como o Renato pensa futebol e dirige o time, ele é um técnico que gosta de ter jogadores e equipes que proponham o jogo. Temos que nos preparar para ver na Libertadores um outro Grêmio. No jogo de quarta passada, ficou muito restrito a ações individuais do Soteldo — avalia.
Para PC, o cenário será diferente na disputa das oitavas da Libertadores:
— Contra o Fluminense, veremos um Grêmio que toca e trabalha mais a bola. Combinando individualidade e toque de bola. Quero ver como será a entrada de Braithwaite. Essa dificuldade contra o Corinthians não será permanente por não ser essa a maneira que o Renato pensa futebol — comenta.
Nos próximos dias, o Tricolor tem um calendário com duas competições e também com a previsão de boas notícias. Depois de enfrentar o Cuiabá neste sábado, o adversário será o Fluminense no Estádio Couto Pereira pelas oitavas de final da Libertadores. E aí vem a parte mais esperada de muitos torcedores: a volta à Arena. Está previsto para o próximo dia 17, domingo, um jogo novamente no estádio gremista.
O confronto com o Bahia marca o retorno do fator local ao clube, que desde maio não mandava suas partidas em Porto Alegre.
Pelo que foi dito após a partida de quarta-feira, Renato Portaluppi indicou que o Brasileirão ganhou ainda mais importância para o Grêmio. O retrospecto da sequência das últimas quatro rodadas dá um aproveitamento de 83%, três vitórias e um empate, número muito maior do que o necessário para ver o Z-4 ficar cada vez mais distante na tabela.
— Final de semana a gente tem Campeonato Brasileiro. São três competições difíceis. Quem muito quer nada tem. Vamos voltar para o Brasileirão, que é maior objetivo de todos — projetou.
O jogo de deste sábado, contra o Cuiabá, deve marcar a estreia de Martin Braithwaite. O dinamarquês está com a delegação em Curitiba, e também teve sua situação legal resolvida na CBF.