Duelo de quarta será o 14º na nova casa gremista e o de número 200 na história
Grêmio e Juventude se enfrentam nesta quarta-feira (30) pela 4ª rodada do Gauchão. A partida será a de número 200 entre as duas equipes e o Tricolor tentará manter uma longa invencibilidade diante do time de Caxias do Sul. Desde a inauguração da Arena, em dezembro de 2012, as duas equipes se enfrentaram 13 vezes, com nove vitórias gremistas e quatro empates.
A primeira partida na Arena entre as duas equipes foi disputada em 23 de março de 2014, com vitória do Grêmio por 3 a 0. Os três gols foram marcados por Hernán Barcos. Já no último duelo, pelo Gauchão de 2022, empate em 1 a 1, gol de Nicolas para o Tricolor e Capixaba para o time da Serra. Um dia após esta partida, o técnico Vágner Mancini foi demitido pela direção gremista e Roger Machado, hoje treinador do Juventude, foi anunciado para seu lugar e acabou conquistando o título estadual.
Um outro tabu estará em jogo nesta quarta. Além dos 13 jogos sem derrota na Arena, o Grêmio ainda tem mais duas partidas sem perder para o Juventude no Estádio Olímpico, somando 15 duelos sem derrota em casa. A última vez que a equipe caxiense saiu de Porto Alegre vencedora aconteceu em abril de 2008, quando com um 3 a 2, o time treinado por Zetti eliminou o de Celso Roth, nas quartas de final do Gauchão,, diante de 34 mil torcedores.O centroavante Mendes marcou duas vezes e Thiago fez o outro gol. Paulo Sérgio e Jonas anotaram para os gremistas.
Na história, a primeira partida entre Grêmio e Juventude foi disputada em 15 de junho de 1920. Com gols de Lagarto, Gertum e Ramão, o Tricolor venceu o amistoso disputado no Estádio da Baixada.
Em 199 confrontos até hoje, são 116 vitórias do Grêmio, 33 vitórias do Juventude e 50 empates. Os gremistas marcaram 381 gols e sofreram 182.