Após o jogo contra o Palmeiras, nesta sexta (8), Tricolor pretende criar clima de mobilização para a partida seguinte, contra o time caxiense, no dia 20 de novembro, na Arena, considerada decisiva para a fuga do rebaixamento
O Grêmio trata o jogo contra o Juventude, marcado para o dia 20 de novembro, na Arena, como uma decisão. Por isso, o Tricolor avalia uma logística especial para contar nesta partida com Villasanti, Aravena e Soteldo, que terão defendido na véspera as seleções de Paraguai, Chile e Venezuela, respectivamente.
Independentemente do resultado do jogo desta sexta (8), contra o Palmeiras, uma vitória diante do time caxiense na rodada seguinte é fundamental para afastar, ao menos de forma virtual, o risco de rebaixamento, evitando momentos dramáticos nas quatro rodadas finais, contra Cruzeiro, São Paulo, Vitória e Corinthians.
A operação mais viável envolve os pontas Aravena e Soteldo, peças de difícil reposição no time do técnico Renato Portaluppi, especialmente porque ambos disputarão a mesma partida, já que o Chile recebe a Venezuela no dia 19, em Santiago, às 21h (horário de Brasília).
O clube analisa providenciar um voo fretado para transportar a dupla da capital chilena a Porto Alegre. Nesta hipótese, haveria tempo hábil de os atletas descansarem e ficarem à disposição de Renato para o jogo, marcado para às 19h. Já se os atletas retornarem em voo comercial, chegariam a Porto Alegre por volta das 14h, três horas antes da partida, sem o descanso considerado adequado.
Já a situação de Villasanti é mais complicada, pois o Paraguai joga contra a Bolívia no dia 19 em La Paz. Além disso, o atleta seria substituído por Pepê, troca que acarretaria menos impactos técnicos e táticos no esquema de Renato. Contudo, a situação do paraguaio também será avaliada.
Inicialmente, o Grêmio tentou adiar o jogo contra o Juventude para o dia 21 de novembro. No entanto, o ajuste não foi possível pelo fato de o time caxiense jogar contra o Cuiabá no dia 23 e contra o Atlético-MG no dia 26, data imposta pela presença dos mineiros na final da Libertadores.
Além da operação especial para ter os convocados, o Tricolor realizará uma promoção especial para lotar a Arena diante da equipe caxiense.