Levantamento preliminar aponta que cerca de 100 casas tiveram algum dano. Houve quedas de árvores e de postes da rede de energia elétrica.
A prefeitura de Giruá, no Norte do RS, informou que decretou, nesta quinta-feira (16), situação de emergência no município. Um forte temporal atingiu parte da cidade na noite de quarta (15) e causou uma série de transtornos.
A queda de um centro esportivo deixou uma pessoa morta e 57 feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Em razão da morte, o Executivo municipal decretou luto oficial de três dias.
Um levantamento preliminar da prefeitura aponta que cerca de 100 casas tiveram algum dano causado pelas rajadas de vento. Houve quedas de árvores e de postes da rede de energia elétrica.
Em uma rede social, o governador Eduardo Leite (PSDB) lamentou a morte ocorrida em Giruá e afirmou que a Defesa Civil do RS está atuando no município.
A mulher que morreu após o centro esportivo desabar foi identificada pelos bombeiros como Isabeli Soardi, de 26 anos. Ela era fisioterapeuta, tinha uma clínica na cidade e era conhecida por participar de competições esportivas e de iniciativas de incentivo à vida saudável.
Isabeli era dona de uma clínica no município. No local, ela oferecia consultas e treinamento funcional. Há menos de dois meses, ela havia se tornado mestre em Atenção à Saúde.
Nas redes sociais, Isabeli comemorou a conquista com uma publicação: “Pensamento de dever cumprido, e com um peso a menos nas costas”.
Engenheiro agrônomo responsável por uma empresa hortigranjeira da cidade, Fernando Gonçalves Brouwers, de 33 anos, lembra com carinho da parceria que firmou com a fisioterapeuta. Isabeli colaborou com a Hortigranjeira Sabiá no projeto “Caixa Ecológica”, que oferece semanalmente aos clientes um conjunto de produtos saudáveis.
“Ela era uma das nossas parceiras, era uma apoiadora. Associava os nossos produtos à vida saudável. Ela era uma pessoa jovem, bacana, saudável, que influenciava o nosso público. Giruá é uma cidade pequena, e as pessoas olhavam para a Isabeli e associavam à vida saudável”, lembra Fernando.
O velório de Isabeli está previsto para ocorrer a partir das 14h desta quinta na capela da Funerária Excelsior (Rua Presidente Vargas, 947). O enterro será no Cemitério Municipal de Giruá, a partir do fim da tarde, em horário ainda a ser definido.
Isabeli Soardi, de 26 anos, morreu após queda de estrutura de ginásio em Giruá durante tempestade — Foto: Arquivo pessoal e reprodução
Vítima de queda de ginásio em Giruá, Isabeli Soardi havia recém se tornado mestra — Foto: Reprodução/Redes sociais