Gian Martins está se recuperando de uma cirurgia na perna direita e desembarcou na Capital na manhã deste sábado
Em uma cadeira de rodas, o jogador de futebol gaúcho Gian Martins chegou na manhã deste sábado (14) ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, acompanhado da esposa e dos dois filhos, um de seis anos e outro de sete meses. O volante está se recuperando de uma cirurgia na perna direita após sofrer uma fratura durante partida de seu clube, o Kiryat Shmona.
O time fica na cidade de mesmo nome, no norte de Israel, próximo da fronteira com o Líbano. Gian chegou no meio da temporada passada e disputou a última partida no final de agosto, antes de se lesionar.
Ao retornar a Porto Alegre, ele comemora por estar em segurança, mas lamenta a situação em Israel.
— Agora estou seguro, completamente. Eu e minha família estamos felizes. O meu fisioterapeuta foi para a guerra. Ele estava cuidando da minha recuperação e teve que ir pra guerra cuidar dos soldados. Quero mandar as melhores energias para ele cuidar dos soldados e ficar bem — relata o atleta, de 30 anos.
A esposa de Gian, Emily Dandara, conta que a lesão impede o marido de caminhar e atrapalhou no momento de se abrigar quando as primeiras sirenes soaram.
— Quando a gente foi para a casa de amigos e tinha que subir escada, ele chegou depois. Levaram a minha filha, meu filho e eu subi escada com ele. No nosso apartamento, o bunker era no mesmo andar, e isso facilitou. Geralmente quando a gente entra, tem que deixar tudo pronto preparado para ficar um bom tempo lá — revela Emily.
Quando os conflitos se intensificaram, o casal buscou apoio de outros brasileiros que estavam em Israel há mais tempo para entender melhor o esquema de segurança no país. Mesmo com o impacto desses últimos dias, Emily mantém a vontade de um dia retornar:
— Quando tiver tudo calmo, sim, queremos. É um país maravilhoso, com cultura maravilhosa.
A família voltou no mesmo voo onde estavam 207 brasileiros, sendo que 13 vieram a Porto Alegre.
A primeira aeronave trouxe 211 brasileiros repatriados, chegando pouco depois das 4h da última quarta-feira (10) em Brasília. Outros 214 brasileiros chegaram ao Rio de Janeiro às 2h41min de quinta (12), no segundo voo de repatriação. Junto, vieram três gatos e um cachorro.
O terceiro voo pousou em Guarulhos (SP) por volta das 11h30min de sexta-feira (13), após parada no Recife (PE). No aeroporto de São Paulo, desembarcaram 64 passageiros resgatados, depois que outros cinco desceram na capital pernambucana.