Ventos devem ser menos intensos, com rajadas entre 40 a 60 km/h
Depois de um final de semana de calor no Rio Grande do Sul, o tempo vira na próxima semana. Já na segunda-feira (24), o cenário deve ser de chuva. O frio também deve retornar ao RS nos próximos dias, em razão da entrada de ar polar, de acordo com o Climatempo.
Na segunda, a atuação de uma frente fria contribui para a formação de instabilidade, especialmente no sul e sudeste do Estado, onde há maior potencial para temporal. Em Porto Alegre, a chuva deve chegar entre a tarde e a noite. As temperaturas entram em declínio.
Na terça (25), o tempo segue instável em todo o centro-sul gaúcho. A chuva mais intensa deve ser registrada ao sul, e há previsão de acumulados de 50 mm em Bagé e 60 mm em Rio Grande e Pelotas.
Na quarta (26), o RS enfrenta a passagem de um ciclone que atuará próximo à costa da Região Sul, entre o Uruguai e o sul gaúcho. O fenômeno trará forte chuva ao Estado, Santa Catarina e Paraná.
A Climatempo ressalta que o ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou no RS. Ainda assim, há previsão de rajadas de vento de 40 a 60 km/h sobre a maior parte do território gaúcho, em especial entre a quarta e a quinta (27).
O fenômeno se afasta para o mar entre quinta e sexta (28), e a previsão é que o tempo volte a ficar mais estável. Com a entrada de ar polar, o frio ganha força. Na quinta, o dia começa gelado e tem potencial para geada no oeste e sudoeste gaúchos. Na sexta, a área de geada se expande mais um pouco, abrangendo também a região central.
Já no próximo final de semana, o tempo deve seguir firme, sem tendência de chuva.