Os efeitos tendem a ser menos intensos do que os dos fenômenos ocorridos no Estado nas últimas semanas
Um ciclone extratropical deve se formar no oceano no início desta quarta-feira (26) e provocar pancadas de chuva em todo o território gaúcho. A precipitação mais volumosa deve ocorrer na madrugada e manhã, com tendência de diminuição no decorrer da tarde. As pancadas serão acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h. Contudo, segundo a Climatempo, os efeitos devem ser menos intensos do que os fenômenos do tipo registrados no Estado recentemente.
Os maiores volumes de chuva serão registrado no Sul do Estado. Em São Lourenço do Sul, estão previstos 69mm, o que equivale a 58% da média para o mês. Já em Arambaré, serão 55mm, o que representa 42% da precipitação esperada para julho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido até as 10h desta quarta-feira, para risco de temporal no Sul, na Campanha, no Litoral Sul e em parte da Região Central e Fronteira Oeste. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Marinha do Brasil emitiu três avisos de mau tempo, sinalizando para a possibilidade de ressaca entre Rio Grande e Mostardas, no litoral sul do Estado, e para o vento forte no mar entre o Chuí e Florianópolis, em Santa Catarina. Os avisos são válidos até a próxima sexta-feira (28).
As temperaturas seguem mais altas pela influência do vento quente que vem do norte do Brasil; porém, a tendência é que após a passagem do ciclone volte a esfriar. A mínima de quarta-feira, 5 °C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima vai ser registrada em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 28°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 23°C.
Na quinta-feira (27), a instabilidade diminui e o tempo volta a ficar firme na maior parte do RS. Há previsão de pancadas de chuva apenas na Serra e no Norte. Nas demais áreas gaúchas, o dia será marcado por sol entre nuvens. A temperatura diminui em comparação com o dia anterior.
A mínima está prevista para Caçapava do Sul, na Região Central, e em Pedras Altas, no Sul: 2°C. A máxima de 24°C ocorre em Salvador do Sul, no Vale do Taquari, e em Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, a variação térmica fica entre 10°C e 17°C.