Ocorreu no sábado (13) em todas as ESF’s e na UBS Armindo J. Stahlhofer, no período das 8h30min às 16h30min o dia “D” da vacinação contra a gripe (influenza), ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Governo Federal através do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, deliberou por antecipar a vacinação contra gripe para os grupos prioritários, uma vez que no ano passado o dia “D” da vacinação ocorreu no dia 6 de maio.
Conforme informações da Coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Kelly Reis Moreira, no dia “D” as equipes de vacinação aplicaram 614 doses da vacina contra a gripe (influenza) e mais 91 doses de vacinas de rotina, totalizando 705 doses administradas.
Para os gestores públicos, Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros e o Prefeito Daniel Hinnah, a iniciativa do Ministério da Saúde em antecipar a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários, foi uma decisão acertada, uma vez que os vírus estão mais resistentes e se manifestam por um período de duração mais prolongado do que o habitual, diante disso, a prevenção com a vacina contra a gripe é essencial para minimizar os agravos que a doença pode desenvolver, principalmente na região Sul do país, uma vez que a partir de agora inicia a oscilação das temperaturas climáticas.
Já a enfermeira Kelly por sua vez, enfatiza que os integrantes dos grupos prioritários que ainda não fizeram a vacina, poderão ser contemplados para receber a devida imunização contra a gripe (influenza) até o dia 31 de maio, basta ir na ESF ou UBS na qual está cadastrado. Ressalta ainda, a coordenadora que a vacina contra a gripe promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Fonte : Comunicação Pref Panambi