Panambi recebeu no último final de semana mais uma edição da Fecolônia, um dos eventos mais tradicionais do município, onde se celebra a rica herança cultural das colônias desta região e expõe os produtos provenientes da agricultura familiar, do artesanato, dos microempreendedores rurais e da agroindústria local.
Durante seus 3 dias de duração, o evento atraiu milhares de visitantes, com uma programação diversificada com destaque para o melhor da gastronomia, artesanato, flores, negócios, atrações musicais e muita animação.
Realizada entre os dias 06 e 08 de setembro, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, com entrada gratuita, a 14ª Edição da Fecolônia em Panambi contou com uma estrutura completa para receber famílias e turistas de toda a região. Organizada em pavilhões temáticos e amplas áreas cobertas para a circulação dos visitantes, o evento contou com mais de 100 expositores nos pavilhões da agricultura familiar, artesanato, flores e negócios. Além disto, a Fecolônia deste ano abrigou também o Feirão do automóvel, levando grande público para o Parque Municipal. Os visitantes puderam conferir nos estandes de comercialização 10 meliponicultores, 53 agroindústrias dos mais variados produtos, 12 expositores de flores e 41 artesões.
Uma grande oportunidade para estes empreendedores apresentarem ao público seus produtos, sua criatividade e o diferencial dos produtos orgânicos e sustentáveis, como queijos, conservas e hortifrutigranjeiros, fortalecendo o vínculo entre a produção rural e o consumo consciente.
Além disto os visitantes tiveram a oportunidade de saborear pratos típicos da culinária local, em delicioso café colonial servido em área de alimentação preparada especialmente para esta finalidade. Um grande evento organizado e preparado cuidadosamente para receber as famílias. O ponto alto da feira deste ano ficou por conta das atrações musicais que embalaram o palco principal e animaram visitantes e expositores durante os 3 dias de feira.
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jaques, cerca de 50 mil visitantes estiveram na feira durante os dias de evento, o que representa um impacto significativo na economia local, movimentando o comércio, o setor de turismo e a rede hoteleira de Panambi e cidades vizinhas.
“Nós conduzimos a Fecolônia 2024 sob a ótica de dois pontos fundamentais: fomentar a nossa economia e promover um momento de integração, de confraternização e de interação para as famílias e para a comunidade. É uma forma de celebrarmos nossas raízes e o nosso DNA, de um povo empreendedor, alegre, trabalhador, organizado e muito, mas muito receptivo e orgulhoso de sua cidade”.
Para o Prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, o evento deste ano teve uma relevância especial, pois marcou o anúncio oficial da lei que conferiu ao município o título de Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos. “Os títulos e os reconhecimentos que nosso município tem recebido nos últimos anos comprovam o bom caminho que estamos seguindo. A nossa feira foi um sucesso! A abertura da Fecolônia deste ano, trouxe lideranças estaduais para Panambi, secretários de estado e representantes do governo estadual que vieram até nossa cidade para prestar esta homenagem e este merecido reconhecimento. Nossa comunidade está de parabéns, o cidadão panambiense pode bater no peito e se orgulhar! Somos, agora oficialmente, a Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos. É muito mais do que um título, é uma justiça e um reconhecimento ao esforço e o empreendedorismo de um povo abnegado e trabalhador”.
A Fecolônia é uma realização da Prefeitura de Panambi, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, juntamente com a Emater/RS.
Fonte : Comunicação Pref Panambi