Com três mortes pela doença em 2024, município do norte gaúcho recebeu mil doses
O município de Erechim, no norte gaúcho, começou a aplicar vacinas contra a dengue nesta quinta-feira (13). A cidade recebeu mil doses que deverão ser aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a faixa etária com mais internações pela doença a nível nacional.
Conforme boletim atualizado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Erechim tem 758 casos confirmados e três mortes por dengue em 2024. Apesar de infestada, a cidade não integra a lista dos municípios com mais casos confirmados ou mortes pela doença. No ranking estadual, São Leopoldo tem 22 óbitos, seguido de Santa Rosa (21) e Novo Hamburgo (20).
A escolha dos municípios tem como base o histórico de casos de dengue de 2013 a 2022, uma vez que a estratégia foi definida antes do fim de 2023. Erechim é uma das 33 do norte gaúcho que receberam as doses do Ministério da Saúde.
A vacina de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma, não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que no RS concentra o maior número de óbitos.