Diretor-geral da OMS esclareceu que a doença ainda tem ocasionado a morte de muitas pessoas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), que a covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII ou PHEIC, na sigla em inglês), que representa o mais alto nível de alerta sanitário. No entanto, segundo a instituição, esse rebaixamento no alerta não significa que houve a declaração de fim do título de pandemia para a doença.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, esclareceu que a doença ainda está ocasionando a morte de pessoas em diferentes países e que isso significa que não é possível falar no fim da pandemia.
A Emergência Pública de Importância Internacional é o mais alto título de alerta do Regulamento Sanitário Internacional da OMS. Ele é aplicado nos casos de ameaças sanitárias, como a covid-19, que afetam pessoas de diferentes lugares do globo e oferecem riscos à vida humana.
A Agência Sanitária das Nações Unidas decretou, em 30 de janeiro de 2020, com base nos critérios da OMS, que a covid-19 se tratava de uma ESPII.
Já o termo pandemia, que não existe na classificação de etapas de uma epidemia, foi adotado pela OMS para conscientizar sobre os perigos do coronavírus. Foi decretado pela instituição em 11 de março de 2020. A palavra se refere a uma enfermidade que se espalha a nível epidêmico (doença de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em determinada localidade).
Mesmo com o alerta da ESPII emitido, segundo a OMS, muitos países demoraram para se dar conta de que realmente a covid-19 era uma ameaça real e só resolveram agir quando a palavra pandemia se tornou usual nos debates, noticiários e redes sociais.
Existem três principais termos utilizados para se referir às diferenças entre as classificações das doenças quanto a sua abrangência. Confira:
Para a OMS, a declaração de uma pandemia é uma caracterização ou descrição de uma situação endêmica. O termo começou a ser utilizado para a covid-19 em março de 2020.
Segundo dados atuais do Ministério da Saúde, o Brasil registra 701.494 mortes pela covid-19 e 37.449.418 casos confirmados. No mundo, segundo a OMS, são ao menos 7 milhões de óbitos.