Chuva intensa afetou residências e provocou alagamentos em Jaguarão e Arroio Grande
Em poucas horas, o acumulado de chuva superou a média prevista para todo o mês de novembro nos municípios de Jaguarão e Arroio Grande, no sul do Estado.
No sábado (2), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, choveu mais de 100 milímetros nessas cidades.
A Defesa Civil de Jaguarão ainda não apresentou um levantamento do número de residências atingidas, mas a força da água chegou a arrastar um veículo e causar a queda de árvores.
Já em Arroio Grande, ruas ficaram alagadas e 14 residências foram afetadas, mas não houve registro de pessoas que tenham precisado sair de casa. Também não há relato de pessoas feridas durante o temporal.
Após uma semana ensolarada e de calor, as próximas horas podem ser marcadas por chuva intensa na faixa leste do Rio Grande do Sul. É o que aponta um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 10h desta segunda-feira (4).
Em vigor desde as 10h deste domingo (3), o comunicado indica perigo potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com volume máximo de 50 milímetros ao fim do dia em toda a faixa leste. As rajadas de vento podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
O alerta abrange as regiões dos Vales, a Serra, a Campanha, o Litoral Norte e as regiões Metropolitana e Sul. Áreas do Norte, entre Passo Fundo e Erechim, e do centro do Estado, entre a Capital e Santa Maria, também estão sob alerta.