Durante cerco policial nesta sexta-feira, um homem morreu em confronto e outro foi preso
Foi por meio de denúncias que a Brigada Militar (BM) conseguiu localizar, na tarde desta sexta-feira (10), os dois homens que mantinham um adolescente de 14 anos em cativeiro no interior de Caxias do Sul. Um deles morreu em confronto na sequência.
Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ricardo Vargas, eles haviam fugido da abordagem policial na quinta-feira (9), na localidade de São Braz, e estavam escondidos em uma casa na Rua Guerino Borelli, no distrito de Fazenda Souza.
Vargas explica que, durante as 19 horas de cerco policial, o perímetro monitorado ia aumentando, conforme possível movimentação dos suspeitos do sequestro. À tarde, a corporação recebeu a denúncia da presença suspeita em uma casa.
— As equipes se deslocaram para lá e os homens tentaram fugir. Um tentou fugir pela janela, mas acabou sendo pego. Outro tentou fugir pelos fundos para outra casa, onde acabou entrando em confronto com a polícia, morrendo no local — afirma o comandante.
O homem preso nesta sexta tem 25 anos e antecedentes por lesão corporal e ameaça. Com ele foram apreendidos uma pistola 9mm, roupa camuflada usada no sequestro, celulares sem procedência, pequena quantidade de maconha, R$ 20 em espécie, balança de precisão, caderno de contabilidade e a chave do Celta utilizado para o sequestro.
O outro homem que acabou sendo morto no confronto tinha 28 anos e passagens por tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo e roubo. O terceiro participante no sequestro, preso na quinta-feira (9), é natural de Gravataí, tem 28 anos e antecedentes por lesão corporal e lesão corporal culposa na condução de veículo automotor. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38.
Além do trio, um quarto homem está sendo investigado. Ele seria o proprietário de um veículo Corsa, que foi localizado próximo ao cativeiro na noite de quinta-feira. Conforme Vargas, em depoimento, durante a madrugada desta sexta, esse suspeito alegou que o veículo teria sido alugado e que ele tinha transações bancárias como comprovação.
A Polícia Civil segue investigando o possível envolvimento de outras pessoas no sequestro. Para a polícia, os dois homens localizados em Fazenda Souza supostamente são os mesmos que abordaram o micro-ônibus no bairro São Cristóvão. Enquanto um deles rendeu o motorista, outro entrou armado no veículo para pegar o adolescente.
A ação ocorreu por volta das 6h45min, na Rua José Onzi, no bairro São Cristóvão, na região de Ana Rech. O menino foi resgatado por volta das 19h40min do mesmo dia. Ele reencontrou a família na sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ainda na noite de quinta.