Missões, Região Central, Região Metropolitana, Norte, Vales e Serra devem ser as regiões com os maiores volumes de chuva
O fim de semana terá tempo dividido no Rio Grande do Sul. No sábado (6), o sol predomina em grande parte do território gaúcho. Já no domingo (7), o tempo vira, e a instabilidade avança pelo Estado com risco de temporais em algumas regiões.
Um boletim divulgado nesta sexta-feira (5) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca a possibilidade de chuva forte e intensa, acompanhada de descargas elétricas, vento de até 80km/h e eventual queda de granizo na maior parte das regiões do Estado na virada de sábado para domingo.
Isso ocorre devido a um deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica, que canaliza umidade do norte do país sobre o Estado e favorece o desenvolvimento de grandes e intensas áreas de instabilidades sobre o território gaúcho.
O órgão alerta para o volume de chuva, que deve variar entre 50mm a 90mm/dia e que pode ocasionar rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas, além de alagamentos pontuais nos perímetros urbanos. As regiões mais impactadas pela chuva são as Missões, a Região Central, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra.
O sábado será de sol em boa parte do Rio Grande do Sul. No entanto, podem ocorrer pancadas de chuva na Fronteira Oeste, nas Missões, no Norte e na Serra, concentradas no período da tarde. Nas demais regiões, o tempo fica firme ao longo do dia.
Os maiores volumes de chuva, 24 milímetros, serão registrados em cidades da Fronteira Oeste e do Noroeste. Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, esse valor representa 12% do esperado para abril no município. No que diz respeito à temperatura, a máxima do Estado será de 35ºC e ocorre em Vicente Dutra, no Norte. A mínima, por sua vez, será registrada em Pedras Altas, no Sul: 9ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 17ºC e 27ºC.
No domingo, a chuva estará presente em todo o território gaúcho, por conta da variabilidade de vento em altos níveis da atmosfera, associada a uma área de baixa pressão sob o Estado. Dessa forma, nas Regiões Central e Metropolitana, nas Missões, nos Vales, na Serra e no Norte, há alerta para temporais, com chuva volumosa. Na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Sul, o dia será de muita nebulosidade e pancadas de chuva de moderada à forte intensidade.
Os maiores volumes de chuva no domingo serão de 80 milímetros e ocorrem em municípios da Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari, no Vale do Paranhana, na Serra e na Litoral Norte. Em Porto Alegre, esse valor corresponde à 60% do previsto para o mês inteiro na Capital.
A temperatura diminui no território gaúcho no domingo, já que a máxima do Estado será de 28ºC e ocorre em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte. A mínima, porém, aumenta, alcançando os 12ºC em São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, a variação térmica será entre 19ºC e 22ºC.