A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou um investimento de cerca de R$ 30 milhões para reforçar o abastecimento de água para 45 mil pessoas em Panambi, no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria de Imprensa da Corsan, uma série de projetos e obras estão em andamento para garantir a segurança hídrica da região.
Em fase de conclusão, destaca-se a construção de um novo reservatório semienterrado com capacidade para 2 mil metros cúbicos (m³) de água, um reservatório elevado de 250m³, um tanque de tratamento de lodo, um bloco hidráulico, a edificação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), a substituição de redes e adutoras, além da modernização da Estação de Bombeamento de Água (EBA).
A conclusão dessas obras está prevista para o ano de 2024. Atualmente, a cidade de Panambi já conta com 11 reservatórios, e com a conclusão dos novos empreendimentos, a capacidade total de armazenamento de água na região será ampliada para mais de 3,5 mil m³.
A expectativa da Corsan é assegurar a segurança hídrica à população já no próximo verão, triplicando a capacidade de reservação em Panambi. Para alcançar esse objetivo, está programada a interligação do novo reservatório, com capacidade para 2 mil m³ de água, à rede de abastecimento na próxima terça-feira, 10, a partir das 20h. A conclusão dessa interligação está prevista para a madrugada de quarta-feira, 11, com a normalização total do sistema a partir das 5h, caso haja interrupção.
Além disso, na terça-feira também serão realizadas a limpeza e manutenção do decantador da ETA, localizado no bairro Fátima. Esses serviços são fundamentais para melhorar o abastecimento de água e ampliar a segurança hídrica e a qualidade do recurso oferecido à população.
A Corsan se coloca à disposição dos cidadãos através de vários canais de relacionamento, incluindo o app Corsan, o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Fonte : Comunicação Pref Panambi