Cooperativa mobilizou 25 funcionários.
Rebecca Mistura / Agencia RBS
Grupo de 25 funcionários doou sangue no Hemopasso. Ação conjunta tende a beneficiar até cem pessoas, uma vez que cada doador pode ajudar a salvar até quatro vidas
O Dia do Cooperativismo, celebrado em 6 de julho, mobilizou a equipe da Cotrisal, cooperativa de trigo de Sarandi para uma doação de sangue coletiva no Hemocentro de Passo Fundo. O grupo de 25 funcionários fez as doações na manhã desta sexta-feira (5) e poderão beneficiar até cem pacientes, já que cada doador pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Um dos funcionários da cooperativa, Francisco Lacorth, 54 anos, é doador regular e costuma doar duas vezes por ano. Para ele, uma das partes mais importantes é ajudar a suprir os estoque em diferentes épocas do ano.
— Eu acredito que se cada um fizer um pouquinho, os nossos hemocentros não vão passar por tanta necessidade, que é o que vemos acontecer com frequência. Em grupo, motiva ainda mais o pessoal a vir — disse.
Atualmente, o Hemopasso está com estoque regular de sangue. O tipo mais necessário é o O negativo, também conhecido como universal, pois pode ser transfundido em qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, pessoas com este fator só podem receber do mesmo tipo.
— Eu conheço muitas pessoas que doam e por esse incentivo eu já queria doar. Agora tive essa oportunidade pela cooperativa e decidi participar. Estou bem tranquila, acho que é importante poder ajudar de alguma forma — disse a trabalhadora Eduarda Alves Gomes, 26 anos, que doou pela primeira vez na ação da empresa.