A partir de sexta, Estado deverá ter precipitação e frio mais intensos
O começo da semana deverá alternar períodos de chuva e tempo firme no Rio Grande do Sul, com expectativa de pancadas mais fortes em regiões como Sul, Fronteira Oeste e Campanha. No período a partir de sexta-feira (9) até o dia 18 de junho, a previsão indica o aumento da umidade e uma queda considerável nos termômetros por conta da passagem de sucessivas frentes frias.
De acordo com a Climatempo, nesta segunda-feira (5) o Estado pode ter garoa na faixa que compreende desde a Fronteira Oeste até o nordeste gaúcho, passando pelas regiões Centro, Campanha, Sul e Leste, incluindo Porto Alegre. A partir do final da tarde, porém, o tempo deve ficar firme – embora a nebulosidade se mantenha.
Na terça (6), outra frente fria passa pelo sul do Estado e provoca pancadas de chuva forte na área. A tendência é de que, na quarta (7), chova de forma mais intensa até o começo da tarde na Fronteira, na Campanha, no Sul e no Centro-Sul. Ainda no final do dia, devem voltar as pancadas com mais força no Sul, em razão da formação de um corredor de umidade sobre a região.
A quinta-feira (8) deve ter tempo firme em todo o Estado, mas a expectativa é de que, depois disso, a passagem de pelos menos três frentes frias entre 9 e 18 de junho aumente a chance de chuva significativamente. Além disso, as temperaturas devem cair de forma brusca a partir do próximo domingo (11) em razão de duas ondas de frio que vão se sobrepor.
No final deste período, as mínimas podem chegar a menos de 4ºC entre o Rio Grande do Sul e as zonas da Serra e do centro de Santa Catarina, com possibilidade de geada nos dias 14, 15 e 17 na Campanha e no Sul gaúchos.