Condição de instabilidade retorna ao Estado na quinta-feira (16)
Após um final de semana de muita chuva, o Rio Grande do Sul deve receber uma trégua da água entre terça (14) e quarta-feira (15). Com temperatura bastante baixa, alguns municípios podem registrar geada ao amanhecer. Na quinta-feira (16), porém, a condição de instabilidade retorna ao Estado, trazendo mais chuva.
Nesta segunda-feira (13), a tendência é que a chuva registrada no fim de semana perca a intensidade, mas ainda pode chover nas áreas mais ao norte do Estado, próximos dos municípios que fazem divisa com Santa Catarina. A temperatura começa a cair e, à noite, alguns locais devem registrar as mínimas.
— Em função do ar polar associado a um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens, o tempo permanecerá firme na terça-feira. Não há chance de chuva para o Rio Grande do Sul. Como esse ar polar vem carregando um ar mais gelado, a temperatura segue baixa e há condição para geada na Campanha — afirma Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até quarta-feira, para todo o Rio Grande do Sul sinalizando a chance de um declínio de 5ºC nas mínimas de todo o Estado. Na terça-feira, a temperatura mais baixa do dia pode ser registrada em Cambará do Sul, na Serra: 2ºC. Em Bagé, na Campanha, a mínima deve ser de 3ºC. Já em Porto Alegre, os termômetros irão variar entre 10ºC e 16ºC.
Na quarta-feira, a trégua da chuva continua e o tempo permanece firme em todo o Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, há chances de quase todas as regiões gaúchas amanhecerem com geada, incluindo a Metropolitana. A temperatura mais baixa do dia deve ser registrada em São Francisco de Paula e Jaquirana, na Serra: 2ºC. Na Capital, temperatura varia entre 7ºC e 15ºC.
— Volta a chover na quinta-feira. Pela manhã, já deve ter alguma chuva entrando pela Fronteira Oeste e, a partir da tarde, avança pelo Estado como um todo. A Metade Sul deve ter tempo nublado e garoa, enquanto na Metade Norte, especialmente nas Missões, Centro, Região Metropolitana, Serra e Região dos Vales, a condição será de tempo mais fechado e encoberto — prevê Patrícia.
Já na sexta-feira (17), a condição de chuva permanece, podendo ser mais forte na Metade Norte. Na Metade Sul, há chances de temperatura baixa e geadas ao amanhecer.